quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Comunicação Y

Estamos passando pela era da "gErAçÃo Y", vejamos a definição dada pelo wikipedia (como bom "Y" que sou, consulto a wikipedia, claro) "A Geração Y, também referida como Geração millennials ou Geração da Internet é um conceito em Sociologia que se refere, segundo alguns autores, à corte dos nascidos após 1980 e, segundo outros, de meados da década de 1970 até meados da década de 1990,sendo sucedida pela Geração Z."

Em outras palavras sou eu, talvez você e milhões de pessoas no mundo que estão mudando seu jeito de se comunicar, de ver a vida, de aceitar a comunicação e forma como as coisas são impostas para nós. Acreditamos muito mais no que diz nossos amigos do que no que diz a propaganda, somos participATIVOS. Nessa era, cada "Y" está virando, ou melhor, tentando virar, jornalistas, pesquisadores e especialistas. O que as empresas precisam entender é que consumidores "Y" não vão cair em estratégias "Z", é bem simples: propaganda "Z" vende para geração "Z" (nem sempre, é claro), mas para vender produtos, serviços, idéias para a geração "Y", a geração que fala muito e ouve pouco é necessário entender, ouvir e, principalmente agir como tal, modernismo, inovação, estar antenado com o que rola no mundo atual é importante, está surgindo a comunicação Y, por esse motivo as midias sociais estão desenvolvendo um papel super importante para o mundo corporativo, claro que quando bem utilizadas.

O "boom" está acontecendo e as empresas estão aderindo, bem devagar, às novas tendências de comunicação, mas a geração "Y", ah, essa geração "Y" não quer se comunicar com "empresas-robôs" através das redes sociais, essa geração quer falar com pessoas, pessoas que representem uma empresa e não um perfil estático. Por essa comparação, vejamos as centrais de call center, que nos atendem: Empresa tal, Fulano da Silva, Setor 1, temos as melhores ofertas que você procura, bom dia...? Isso não rola mais, a nova geração quer ser atendida como pessoas, então por favor, não transformemos nossos perfis corporativos em centrais de call center digital, será jogar estratégia inovadora na mesmice de sempre.

Então, "Y's" que me leem, "Z's" que me leem (se você é geração "Z" e me lê, quer dizer que é um "Z/Y"-parabéns) vamos inovar, sair da caixa medieval, vamos praticar muito bem aquilo que a humanidade sabe como ninguém fazer, principalmente nós, brasileiros, façamos comunicAÇÃO digital nos aproximar como nunca, e viva la revolución digital!

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